Feliz Imbolc

Bênçãos de Imbolc!
Segundo as antigas tradições de celebração da natureza, hoje marca (simbolicamente) o meio do período entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera.

O pai inverno perde sua força, e a donzela das flores começa a nos deixar entrever suas possibilidades de desabrochar. sol

Lembro em Chicago como era forte esse momento em que podíamos voltar a acreditar que o sol derreteria a neve… embora ainda fosse muito difícil vislumbrar algum verde no meio da morte branca e seca do longo e tenebroso inverno. No norte, esse momento é celebrado em fevereiro, mas, para nós do hemisfério sul, ele cai hoje, no signo fixo do Leão. É um signo de fogo, de fortalecimento, de garra.

Aqui no Brasil, não temos neve – a não um pouquinho em alguns estados do sul -, mas ainda assim essa alteração energética do marco central entre uma estação e outra é perceptível de diferentes formas.

Como cresci no Rio Grande, entre Porto Alegre e Santo Ângelo, lembro muito bem do Minuano (o vento) gelado, das frentes frias que vinham do sul da Argentina e do poema do querido Mario Quintana, “Família Desencontrada”, sobre as estações do ano onde :

“O Inverno é um vovozinho trêmulo, com a boina enterrada
até os olhos, a manta enrolada nos queixos e
sempre resmungando: “Eu não passo deste agosto,
eu não passo desse agosto…”

No sudeste, ele também marca um período de ar muito seco, portanto cuidar para manter o equilíbrio da umidade e hidratação do corpo torna-se fundamental. Ainda não é a hora de excessos físicos ou de jogar todas as fichas nos novos projetos. É um momento de ápice, clímax de uma estação e a transição energética e física para a próxima, ou seja, algo que está começando a virar. O encontro do frio com a promessa da vida, do rigor, com o desabrochar. Da Terra com o Ar. É um período bacana de observação, de sonhar novas ideias – que nos chegam com o embasamento do nosso período recluso por conta do frio. É o momento em que as sementes começam a despertar seu potencial de planta, por isso é bacana aproveitar o momento para dar início a limpezas profundas.

Ou como diz Margie Mc Arthur no livro Wisdom of the Elements:
“Quando o poder sábio, estrutural e sólido da Terra se casa com o movimento e a instabilidade do Ar, os poderes de renovação e aprendizado do Ar garantem o movimento para que a estrutura da Terra não se solidifique em algo que já não serve mais. Novas ideias surgem. o ar assegura que a sabedoria da terra emerja de seu silêncio. O Mistério é revelado pelo poder do som.”

Para ilustrar a season, achei essa obra lindíssima no website da artista Angie Latham. Estou muito a fim de comprar alguma das ilustrações dela para ter em casa.

beautiful artwork by Angie Latham
beautiful artwork by Angie Latham

Um comentário sobre “Feliz Imbolc

Dê voz ao que sente