Hidromel

É uma bebida alcoólica fermentada a base de mel e água e com frequência incorpora outros ingredientes como frutas e especiarias.

Preparação de hidromel

Preparação do hidromel

Historicamente, ela é mais antiga do que o próprio vinho, sendo considerada uma precursora de todas as bebidas fermentadas. Em inglês, a bebida se chama mead, palavra que vem do inglês arcaico, “meodu”, e por vezes é chamada de “vinho de mel” ou honey wine. Seu teor alcoólico varia de 8 a 20%.

O registro histórico mais antigo da produção de mead  data de por volta de 2000 AEC (antes da Era Comum), e a descrição mais antiga está nos hinos do Rigveda, um dos livros sagrados do hinduísmo,  cerca de 1700 a 1100 AEC. Bastante consumida na Grécia e Roma antiga, também era a bebida preferida dos Vikings e outros povos nórdicos, sendo mencionado em vário poemas épicos, como Beowulf, que virou um filme de animação há poucos anos, e, na literatura mais recente, nos trabalhos de Tolkien, George RR. Martin e no livro, American Gods, onde é citado como sendo a bebida dos deuses.

É muito raro encontrar a bebida à venda, mas as receitas e seu modo de fazer artesanal têm livre circulação – e apreciação – nos círculos pagãos, interessados na poesia das tradições mágicas de poder da bebida, ou de profissionais e estudantes de química, que se interessam pela alquimia de reproduzir o elixir milenar e tratam sua produção de maneira bem mais técnica.

meu primeiro Pagan Spirit Gathering

meu primeiro Pagan Spirit Gathering

Depois de ver o nome “hidromel” mencionado em livros no estilo Brumas de Avalon, fui finalmente apresentada à bebida nos festivais de solstício de verão que frequento nos Estados Unidos, onde há uma forte comunidade de homebrewers que fazem tanto mead quanto cerveja caseira e oferecem sua arte para apreciação nas rodas de amigos. Nada mais delicioso do que estar acampando na floresta, bebendo um bom mead em volta da fogueira enquanto se canta ao som de tambores ou trocando histórias e experiências.

Foi por conta da saudade que sentia desse clima depois de voltar ao Brasil, que tratei de aprender o método utilizado por meus amigos americanos na produção do fermentado, pois os que pude encontrar no Brasil em geral são doces demais para meu paladar e muitas vezes têm um processo de formulação bastante distinto.

Eu tinha uma produção pequena, apenas para consumo próprio, pois o processo é trabalhoso e demorado (em média seis meses para se poder provar os frutos desse esforço), mas como o interesse vem aumentando e mais matérias primas se fazem disponíveis aqui, consegui me organizar e ampliar um pouquinho a “tiragem”, podendo agora oferecer algumas garrafas para venda de cada hidromel produzido.

Apesar de tecnicamente haver nomes diferenciados – hidromel mesmo só conta com os ingredientes básicos (mel, água, levedura de vinho), melomel é quando há adição de frutas, metheglin é o que contém especiarias, eu chamo tudo de hidromel e pronto.

Nas minhas receitas já usei, por exemplo, laranja, lavanda, caju, jaboticaba, abacaxi, maçã com canela e gengibre, blueberry, amora e chocolate belga. Sempre adiciono frutas por ser uma preferência pessoal. Alguns dos meus meads saíram bem secos, como eu gosto, e outros acabaram mais doces – o que agradou vários amigos.

Caso deseje adquirir uma garrafa, fique atento à minha página Anam Cara no facebook para acompanhar quando eu libero algumas para venda. Infelizmente não há possibilidade de envio por correio, a entrega é feita em mãos em São Paulo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hidromel

  1. bruno disse:

    ola!
    tenho interesse na oficina e bi modo de preparo… andei pesquisando alguns modos mais nunca iniciei nenhum….
    adoro a cultura viking e gostaria de poder trocar algumas idéias…

Dê voz ao que sente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s